L i b r a r i u m

Galerias de Fotos | Romanização  | Cultura Latina |

Sacerdotes

          Os Pontífices - Dão instruções sobre as práticas religiosas. Nas cerimônias públicas, acompanham os magistrados e apóiam-nos, ensinando-lhes as antigas fórmulas. O Pontífice Máximo, que ocupa o mais alto lugar na hierarquia religiosa, assinala no calendário os dias fastos e nefastos. Antes de César, o ano tinha 355 dias, o que obrigava o Pontífice Máximo a intercalar um mês de dois em dois anos, para o fazer corresponder ao ano solar. César institui o ano de 365 dias com um dia suplementar de 4 em 4 anos. "César reformou o calendário, no qual havia muito tempo, por culpa dos pontífices, que abusavam dos dias intercalados, se introduzia tal desordem que as festas das colheitas já não coincidiam com o Estio nem as vindimas com o Outono." (Suetônio, Os Doze Césares)A Grande Vestal
          Os Flâmines - Sacerdotes ligados ao culto de certas divindades. O flamen Dialis (de Júpiter) tem o seu lugar no Senado, cadeira curul e um licor.
          As Virgens Vestais - As sacerdotisas de Vesta, a deusa do fogo "necessário aos usos domésticos e nas cerimônias religiosas". As Vestais, que chegaram a ser sete, vigiavam o fogo sagrado a rezavam pela salvação do povo romano. Os seus privilégios eram enormes. Durante trinta anos serviam a deusa. Depois, podiam casar.
          Os Sálios - Sacerdotes de Marte a quem o rei Numa confiara a guarda de um escudo "caído do céu". Executavam uma vez por ano uma dança guerreira em honra do deus.
          Os Feciais - Vinte membros da aristocracia que constituem um colégio de diplomatas. Tinham por função declarar a guerra (tendo visto primeiro se se tratava de guerra justa), julgar os insultos feitos aos embaixadores e pronunciar-se sobre a validade dos tratados. "São os criadores do Direito Internacional." (G. Hacquard)
          Áugures - Eram personagens importantes. Até 301 a. C., só patrícios podiam fazer parte deste colégio. Interpretam os sinais celestes e outros presságios. Podem declarar um magistrado "vitio creatus" (por eleição viciada). Arúspices - Etruscos, examinam as entranhas das vítimas, procurando daí extrair presságios.
          Sacerdotes ligados a cultos agrários: Lupercos (culto de Faunus); Arvais (Culto de Ceres).