L i b r a r i u m

Galerias de Fotos | Romanização  | Cultura Latina |

Os Jogos e o Circo - Ludis Circenses

          Podem realizar-se no circo corridas a pé ou de cavalos, simulacros de combates ou manobras militares, mas o mais importante são as corridas de carros.Circo de Maxêncio
          Os jogos faziam parte do cultivo divino. Primeiramente, houve corridas de carros e de cavalos organizadas pelos pontífices. E os jogos conservaram sempre o seu caráter religioso. Começavam por uma procissão que, do Capitólio, se dirigia ao circo - à frente o magistrado que oferecia o espetáculo, as estátuas dos deuses em carros e, depois, músicos, bailarinos e atletas.
          O maior orgulho de qualquer magistrado era ter oferecido jogos inesquecíveis. Para os candidatos era o melhor meio de conquistar o favor do povo. Excederam a todos em magnificência os jogos custeados pelos imperadores.
          O circo era um retângulo fechado em semicírculo num dos lados menores. O Circo Máximo media 600 x 100 m aproximadamente. Longitudinalmente era atravessado pela spina, onde se viam obeliscos e estátuas.
          Os carros davam 7 voltas à spina, perigosamente conduzidos pelos aurigas, de pé, com as rédeas atadas à cintura.
          As facções rivais distinguiam-se pela cor usada pelos aurigas.
          O anfiteatro, de que um exemplo é o Coliseu, destinava-se às lutas de gladiadores, às venationes (combates de feras com homens ou entre si) e às naumachiae (simulacros de batalhas navais) para as quais se construíam lagos artificiais.