L i b r a r i u m

Galerias de Fotos | Romanização  | Cultura Latina |

Uma Cerimônia Religiosa

          O altar e a vítima estão enfeitados com grinaldas e flores. O magistrado que oferece o sacrifício, vestido de toga branca e coroado de louro, espera, de cabeça coberta, que se faça silêncio; pronuncia então as orações, oferece uma libação de vinho e incenso e o victimarius imola a vítima com um machado ou um punhal. Realizado o sacrifício, a vítima é desfeita; as carnes são distribuídas pelos assistentes e as entranhas entregues aos arúspices.
          "O gordo etrusco assopra, à beira do altar, na flauta de marfim e ofertam-se as entranhas fumegantes em tabuleiros que vergam ao seu peso." (Virg., Geórg. II, 193-194)
          Nome dos meses: Ianuarius (Ianus), Februarius (Februa, ritos de purificação), Martius (Mars), Aprilis (talvez de aperire, desabrochar), Maius (Maia, divindade), Iunius (Iuno), Iulius (Iulius Caesar), Augustus (Augustus), September (septem), October (octo), November (novem), December (decem). Inicialmente o ano tinha 10 meses (ano agrícola, sem o Inverno). Deu-se a Agosto mais um dia, tirado a Fevereiro, para igualar ao mês de César.